Os travestis e transexuais de São Paulo agora podem usar seus nomes sociais em vez do nome do registro de nascimento no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a medida entrou em vigor nesta semana e beneficiará aproximadamente 1,5 mil usuários cadastrados no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (CRT-Aids) da capital paulista.
De acordo a Secretaria de Estado da Saúde, a medida visa reduzir o preconceito da população e evitar que transexuais e travestis passem por quaisquer constrangimentos nos atendimentos das unidades de saúde.
Inicialmente, o cartão com o novo nome só poderá ser emitido no CRT-Aids da Rua Santa Cruz, 81, na Vila Mariana, na Zona Sul da capital. O cartão, porém, é válido para atendimento em qualquer serviço público de saúde do estado.
Para solicitar a alteração do nome, os interessados devem comparecer ao CRT portando apenas um documento de identificação e informar o novo nome a ser inserido no cartão do SUS. A emissão é feita na hora e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30.
by: G1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário