O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado para reajustar aluguéis, subiu 0,68% em dezembro, ante leve queda de 0,03% registrada em novembro. Assim, o valor acumulado em 2012 é de 7,82%, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.
O resultado de dezembro ficou abaixo do esperado pelo mercado, cuja mediana mostrava alta de 0,78% neste mês. No ano, apenas os meses de fevereiro e novembro registraram contração do índice.
O IGP-M de 2012 ficou pouco acima do esperado por economistas consultados pelo Banco Central (BC) para o relatório Focus desta semana: eles estimavam um avanço de 7,71%. Para o ano que vem, os mesmos economistas apostam em uma alta de 5,33%. Vale ressaltar que as perspectivas para índices de inflação como um todo estão aumentando no mercado.
Atacado – Após mostrarem deflação, os preços no atacado voltaram a subir neste final de ano. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do indicador geral, teve alta de 0,73% em dezembro, ante queda de 0,19% em novembro.
A alta foi puxada pelos produtos agropecuários, cujos preços subiram 1,40%, enquanto os itens industriais avançaram 0,46%. Já os preços dos Bens Finais avançaram 0,74%, enquanto no segmento Bens Intermediários houve aceleração de 0,41%. O índice de Matérias-Primas Brutas apresentou variação de 1,11%.
Varejo – O Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30% no índice geral, também teve alta de 0,73% em dezembro, contra 0,33% medido anteriormente, puxado pela Alimentação. Nesse item, os preços avançaram 0,08% em novembro e 1,29% em dezembro.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), com peso de 10% no índice geral, por sua vez, registrou elevação de 0,29%, ante avanço de 0,23% em novembro. O avanço do INCC foi puxada pela mão de obra, com alta de 0,31%.
Além de corrigir contratos de aluguel, o IGP-M é usado como indexador de algumas tarifas, como energia elétrica. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
by: Veja
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário