Instagram

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Fatos interessantes da Bíblia sobre Jesus

O nome “Jesus”

Jesus vem do grego Iesus. Josué vem do hebraico Yeshuah. Ambos, Jesus e Josué, significam o “Senhor salva” ou “Jeová é a salvação”. O nome de Jesus aparece na Bíblia mais de 900 vezes.

O nome “Cristo”

Cristo, na verdade, não é um nome, mas um título. Quando a Bíblia fala sobre o Messias no Antigo Testamento, está se referindo ao mesmo título que o Novo Testamento chama de Cristo. Ambos, Messias e Cristo, significam “ungido”. Jesus foi ungido com o poder do Espírito Santo (Atos 10:38) e foi o redentor prometido. A primeira promessa de um redentor na Bíblia foi em Gênesis 3:15. A palavra Cristo aparece na Bíblia mais de 500 vezes.

Títulos de Jesus por Ele mesmo

Jesus disse que Ele era o pão da vida e o pão vivo (6:35, 48, 51). Ele era a luz do mundo (João 8:12). Jesus foi o bom pastor (João 10:11, 14). Jesus abertamente afirmava ser o Filho de Deus (João 10:36). Ele também gostava de se chamar Filho do homem (Mateus 20:28). Ele disse que era o caminho, a verdade e a vida (João 14: 6).

Jesus comeu alimentos como…

Pão (Mateus 26:26), que tem sido um alimento comum ao longo da história. Ele comia carnes limpas, como cordeiro (Lucas 22:15) e peixe (Mateus 14:19). Ele pode ter comido ovos por causa de sua declaração de que ovos é um bom presente (Lucas 11:12, 13). O Antigo Testamento diz que Jesus iria comer manteiga e mel (Isaías 07:15). Lucas 24:42 e 43 diz que Jesus comeu peixe assado e favo de mel após a Sua ressurreição.

Jesus era um carpinteiro

Jesus era conhecido por ser um carpinteiro (Marcos 6: 3). Isso indica que Ele não só cresceu na casa de um carpinteiro (Mateus 13:55), mas Ele trabalhou no comércio, pelo menos, tempo suficiente para que as pessoas soubessem que ele era um carpinteiro também. Não é uma questão de exatamente o que a palavra traduzida como carpinteiro realmente significa. A palavra grega é tekton, que é uma palavra genérica para qualquer um que faz essas coisas. Esta foi aplicada a artesãos de vários objetos. Os primeiros escritos, tradição e cultura indicam que Jesus provavelmente trabalhou com madeira de alguma forma. Portanto, carpinteiro é a tradução mais literal dessa palavra.

Aniversário de Jesus

O aniversário de Jesus é, geralmente, celebrado em 25 de Dezembro. No entanto, a Bíblia não nos diz exatamente quando é o Seu aniversário. Vários estudiosos têm colocado o nascimento de Cristo em algum momento no inverno ou início da primavera. Nós comemoramos o Seu nascimento no Natal, mas não há nenhum registro na Bíblia sobre isso.

Jesus e João Batista

João Batista era primo de segundo grau de Jesus. Maria (mãe de Jesus) e Isabel (mãe de João) eram primas (Lucas 01:36). João era cerca de 6 meses mais velho que Jesus (Lucas 1:36). Em João capítulo 1, quando João Batista declara Jesus como o Cordeiro de Deus (v. 36), essa provavelmente não é a primeira vez que se encontraram. Provavelmente, se encontraram muitas vezes quando crianças e adolescentes.

Família de Jesus

Jesus teve vários meio-irmãos e irmãs (Mateus 12: 46-47; 13: 55-56). Pelo menos alguns de seus irmãos foram nomeados Tiago, José, Simão e Judas. Suas irmãs não são nomeados na Bíblia.

Jesus era apaixonado

Algumas interpretações de Jesus nos filmes e na cultura popular mostram Ele vivendo como um ser desconectado e apenas preocupado em resolver problemas. No entanto, a Bíblia mostra algumas cenas muito apaixonadas da vida de Cristo. Ele derrubou as mesas dos cambistas no templo (Mateus 21:12, 13). Ele foi às lágrimas com a notícia da morte de Lázaro (João 11:35). A Bíblia diz muitas vezes que Jesus teve compaixão (Mateus 9: 36-38; 21:12, Marcos 1:41 e outros).

Jesus e Simão

Havia um homem recrutado para ajudar Jesus a carregar a cruz até o Gólgota. O nome deste homem era Simão (Mateus 27:32). Esse homem era de Cirene, que também foi chamado Níger, em Atos 13: 1. Lembrando que Níger não é a Nigéria dos dias atuais.

SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações