Instagram

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Na Itália, igrejas dessacralizadas viram hotel, enoteca, centro esportivo e até oficina mecânica


JÁ FUI SANTA

O fotógrafo Andrea Di Martino peregrina pela Itália em busca de igrejas dessacralizadas e ressuscitadas em forma de teatro, hotel, museu e até oficina mecânica

Em frente ao altar está uma mesa de pingue-pongue e, no lugar dos bancos dos fiéis, cadeiras de plástico típicas de bares de periferia. Os nichos antes ocupados por Nossa Senhora e Santa Luzia servem de apoio para troféus do Polisportiva Libertas, de Montescaglioso, uma cidade de 10.000 habitantes no sul da Itália.

A sede do time de futebol da terceira divisão fica no centro – na Igreja de Santa Luzia, construída na primeira metade do século XVII, que deixou de ser sagrada em 1971 para abrigar o clube. Ninguém contabiliza, mas como esta existe outra centena de locais de culto católico na Itália cuja função foi modificada.

Vendidas por preços na casa de 1 milhão de euros – dependendo do estado de conservação -, as igrejas se transformaram em lojas de decoração e hotéis. Outras ganharam destino desconcertante, caso da oficina mecânica da Lombardia.

Foram essas mudanças que inspiraram o fotógrafo Andrea Di Martino, de Milão, a peregrinar pela Itália nos últimos quatro anos. Batizada de The Mass Is Ended (A Missa Acabou), a série das igrejas dessacralizadas deve terminar no fim do primeiro semestre e virar um livro em 2014. “Moradores apaixonados por história me ajudaram a levantar o passado dos lugares”, diz.

Martino sabe que as imagens podem gerar conclusões sobre o declínio da fé católica. Ele está, no entanto, interessado na arquitetura. O mercado imobiliário, idem: com projetos interessantes, boa localização e um pé-direito bem alto, essas igrejas são ótimo negócio. O destino de um lugar, afinal, não dura para sempre. Nem mesmo o daqueles que nos preparam para a vida eterna.

OFICINA MECÂNICA


Oficina A. Corti

O aroma de incenso que impregnou as paredes da Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Portichetto di Luisago, na Lombardia, até 1959, quando deixou de ser sagrada, deu lugar ao cheiro de óleo do motor.

Em vez de orações, no local consertam-se carros desde 1966. Há quem diga que os funcionários fazem sempre o sinal da cruz antes de entrar no trabalho.

Oficina A. Corti: Via Risorgimento, 35, Portichetto di Luisago, 39 (31) 927-193

HOTEL

sao-martinho-435x440

Locanda di San Martino

Cravada bem no centro de Matera, a principal cidade da Basilicata, cenário de A Paixão de Cristo, de Mel Gibson, a subterrânea ex-Igreja de São Martinho oferece uma experiência privilegiada das cavernas da cidade. Funcionando como hotel desde 2003, tem também um spa. O quarto da foto é o de número 8, chamado de La Chiesa.

Locanda di San Martino Hotel e Thermae: Via Fiorentini, 71, Matera, 39 (83) 525-6600,locandadisanmartino.it. Diárias de 90 a 200 euros, de acordo com a época do ano

MUSEU

sao-gregorio-433x440

Museu Virtual da Faculdade de Medicina de Salerno

A Igreja de São Gregório foi construída por volta do ano 1000. Não se sabe a data exata da dessacralização, mas desde 1993 funciona ali a sede do Museu Virtual da Faculdade de Medicina de Salerno, no sul da Itália. Aberto aos turistas, conta a história da instituição.

Museu da Faculdade de Medicina. Via dei Mercanti, 74, Salerno, 39 (89) 257-6126. Horários: terça e quarta, 9h às 13h; quinta e sexta, 9h às 13h e 18h às 21h; sábado a partir das 10h; domingo, 18h às 21h. Ingresso: 3 euros

CENTRO ESPORTIVO

santa-luzia-436x440

Centro Esportivo Libertas

Situada na rua principal de Montescaglioso, a antiga Igreja de Santa Luzia é, desde 1971, a sede social do clube esportivo Polisportiva Libertas Montescaglioso, que inclui o time de futebol – atualmente no campeonato regional de Matera, quase futebol amador.

Centro Esportivo Libertas. Via Tortorella, 3, Montescaglioso, 39 (83) 533-0027

ENOTECA

sao-donato-436x440

Enoteca Regional do Barbaresco

A Igreja de São Donato foi construída em 1833 pelos habitantes de Barbaresco, em forma de agradecimento às fartas colheitas de uvas que brotavam das colinas ao redor da cidade, cujo nome também batiza o vinhotinto produzido na região, dono do selo D.O.C.G. Curiosamente, abriga, desde 1986, a sede da Enoteca Regional do Barbaresco, que divulga o rótulo.

Enoteca Regional do Barbaresco. Piazza del Municipio, 7, Barbaresco, 39 (17) 363-5251

SHOWROOM DE DECORAÇÃO

igreja-sao-cosme-sao-damiao-405x440

Visionnaire

Erguida no século XI, em Bolonha, a Igreja de São Cosme e Damião da Ponte de Ferro passou por uma reforma em 1580 e outra em 1776, mas foi fechada ao culto em 1830. Desde 2007 é o endereço do showroom de uma marca de decoração, a Visionnaire.

Visionnaire. Via Luigi Carlo Farini, 13, Bolonha, 39 (51) 656-9198

By: Ricardo Setti


SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações