Instagram

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Jovem investigador português cria plataforma que te diz os acordes de qualquer música


Um antigo aluno da Universidade do Minho (U. Minho), José Pedro Magalhães, co-fundou um “software” que ensina a tocar qualquer música na guitarra, cavaquinho e piano, revelando os respectivos acordes, anunciou hoje aquela academia.José Pedro Magalhães tem 29 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e vive em Oxfor

Em comunicado, a U.Minho acrescenta que a plataforma, criada por um grupo de cinco investigadores, é “única no mundo”, por ser online, gratuita, automática e “muito intuitiva”. Actualmente, atrai cerca de 50 mil visitantes por dia.

Em causa está a plataforma Chordify, que converte qualquer música nos seus acordes. O utilizador apenas tem de fazer “upload” de uma música em MP3 ou de colocar na plataforma o link de um vídeo do YouTube ou do SoundCloud. À medida que o tema vai tocando, a plataforma “fornece” os acordes necessários para o tocar.

“O serviço funciona para qualquer canção, por mais obscura que seja. E essa é uma grande vantagem, pois outros sites constroem bases de dados de acordes manualmente, tendo apenas os artistas famosos”, refere José Pedro Magalhães, citado pelo jornal online da UMinho. Acrescenta que o tratamento “muito correcto” da transcrição é outra mais-valia, tornando o sistema “ideal” para compositores, músicos e não só.

De momento, o tema mais popular é “Wherever you are”, dos australianos 5 Seconds of Summer. O informático de 29 anos, natural de Vila Nova de Gaia, admite que não esperava “tamanha adesão” da comunidade mundial em tão pouco tempo. “Passámos de 500 visitas por dia para mais de 50 mil, ou seja, atingiu-se um milhão e meio de visitas em menos de um ano de existência”, sublinha.

Ex-aluno da licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática da UMinho, José Pedro Magalhães é o único português envolvido na criação daquela plataforma e é investigador na Universidade de Oxford, em Inglaterra.

by: P3

SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações