Instagram

sábado, 31 de agosto de 2013

Lei municipal proíbe a venda de carne vermelha às segundas-feiras em Teresina


A partir da primeira segunda-feira do mês de outubro, entrará em vigor a lei que proíbe a comercialização de carne vermelha nas segundas-feiras em Teresina, capital do Piauí. Sugerida há pouco tempo, a polêmica lei não inibe o consumo do alimento na data estabelecida, mas reflete uma preocupação da prefeitura com o consumo excessivo de carne vermelha, que, além de causar danos à saúde, também traz problemas ao meio ambiente, causados pela produção do alimento.
A lei é de autoria da vereadora Teresa Britto (PV/PI), e foi sancionada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB/PI). “A segunda sem carne tem como objetivo conscientizar a população quanto aos malefícios do consumo, é fazer a população entender que tem outras alternativas de alimentos. A carne provoca câncer e outras doenças e a pecuária é a atividade que mais emite gases do efeito estufa. É muito danoso para o meio ambiente e para a saúde humana”, justificou a criadora do projeto ao Cidade Verde, site de notícias da região.
Embora ajude a diminuir as emissões de carbono no município e agrade vegetarianos, a lei não foi encarada com bons olhos pelos vereadores da oposição. Em nota no site da Câmara Municipal de Teresina, o vereador Jeová Alencar (PTC/PI) disse que, primeiramente, é preciso melhorar a qualidade de alimentação da população local, e que, para boa parte dos habitantes da cidade, a carne tem status de “artigo de luxo”. “Na verdade, deveria haver um projeto para que a população tenha acesso à alimentação necessária para sobreviver, incluindo a carne”, atacou Alencar.
Além da lei que estabelece a segunda-feira sem carne, a vereadora tem mais dois importantes projetos aprovados pelo prefeito recentemente: o primeiro institui o disque contra maus tratos aos animais, enquanto o segundo torna obrigatórias as denúncias contra maus tratos a idosos em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de saúde da capital piauiense.
Eliminar o consumo de carne uma vez por semana é também a meta da campanha “Segunda sem Carne”, criada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo. Para aumentar o número de adeptos, a entidade fornece receitas e dicas de nutrição, além de notícias e informações sobre as implicações do vegetarianismo na sociedade.

SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações