Instagram

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Média de velocidade do 3G no Brasil fica abaixo do que operadoras prometem, diz pesquisa

Utilizar internet móvel 3G no Brasil não é algo restrito, em função do barateamento e de uma série de promoções das operadoras. No entanto, a qualidade do sinal disponibilizado pelas empresas de telecomunicações não está, em alguns casos, nem perto do que elas prometem em seus planos. Segundo um levantamento do Simet (Sistema de Medição de Tráfego Internet), controlado pelo Ceptro (órgão que tem como objetivo estudar a situação da rede no país), a média de velocidade de internet móvel no país não chega a 1 Mbps (Megabit por segundo) – valor prometido pelas operadoras em seus planos.

O estudo, feito entre junho e dezembro de 2012, baseia-se em testes feitos em todo o Brasil via aplicativo do Simet para Android (sistema operacional do Google) ou iOS (sistema operacional da Apple). Como, neste caso, a aferição é livre (o usuário instala o aplicativo se quiser), o sistema pode apresentar desvios (usuários da operadora X testaram mais que os da operadora Y, por exemplo). Ainda assim, serve para apontar diretrizes sobre a qualidade da internet móvel no Brasil.

As operadoras com melhor média de taxa download com internet 3G são, nesta ordem: Vivo (724 kbps), Claro (421 kbps), Oi Brasil Telecom (429,6 kbps), Oi Telemar (368,7 kbps) e Tim (363,6 kbps). O sistema do Simet diferencia a Oi em duas operadoras, pois a companhia assumiu as operações da Telemar (região Sudeste, Nordeste e Norte) e da Brasil Telecom (região Sul, Centro-Oeste e parte da região Norte). O cálculo de média foi feito com base nos dados fornecidos pelo Cerpro, que monitorou redes móveis entre junho e dezembro de 2012.

A rigor, as operadoras não descumprem a legislação estabelecida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) por oferecerem menos que o contratado. Segundo a entidade reguladora, as empresas devem oferecer no mínimo 20% da banda contratada. Em 2013, a taxa mínima de download subirá para 30% e, em 2014, vai para 40%.

by: UOL

SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações