seguindo por e-mail

Instagram

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Derrotado por Cunha, Mabel pede ao STF que anule a eleição do "líder" do PMDB na Câmara

As desavenças internas do PMDB da Câmara foram parar no STF. Derrotado pelo colega fluminense Eduardo Cunha, o deputado goiano Sandro Mabel protocolou mandado de segurança pedindo que seja anulada a eleição do novo líder do partido, realizada na noite de domingo. Questiona a vitória de seu rival sob a alegação de que deputados empossados irregularmente participaram do processo de escolha.

Mabel menciona na petição dois suplentes: Marcelo Guimarães Filho (PMDB-BA) e Leomar Quintanilha (PMDB-GO). Eleitores de Cunha, foram empossados no sábado passado, véspera da eleição do líder. Assumiram as cadeiras de deputados que, filiados a outras legendas, que pediram licença para reforçar a infantaria de Cunha. São eles: João Carlos Bacelar (PR-BA) e Lázaro Botelho (PP-TO).

Para Mabel, foram ilegais tanto o afastamento dos titulares dos mandatos quanto a posse dos suplentes. Por quê? Nada disso poderia ter ocorrido durante o recesso parlamentar. Recorda-se na ação que os dois suplentes foram empossados em pleno sábado por uma aliada de Eduardo Cunha, a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), até ontem vice-presidente da Câmara.

Três deputados disputaram a liderança do PMDB: além de Cunha e Mabel, o gaúcho Osmar Terra. A disputa foi definida em dois turnos. No primeiro, Cunha obteve 40 votos; Mabel, 26; e Osmar, 13. No segundo, Cunha prevaleceu sobre Mabel por 46 a 32. Quer dizer: a ausência dos dois suplentes não altetaria o resultado.

Desde a semana passada que Mabel ameaçava recorrer à Justiça. No final de semana, informara que desistira de reclamar. Era lorota. No Supremo, a reclamação do deputado foi à mesa do ministro Luiz Fux. Impossível antecipar a posição do magistrado. O que já está claro é que as trincas na bancada de deputados do PMDB são mais profundas do que a cúpula do partido admitia.

by: Blog do Josias

SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações