Instagram

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Revista francesa publica charges do profeta Maomé

Governo francês reforça segurança em representações diplomáticas no mundo muçulmano

A revista semanal satírica “Charlie Hebdo” publicou mais uma vez charges do profeta Maomé, em uma decisão criticada por autoridades francesas, que enviaram a polícia para proteger os escritórios do semanário. Temendo uma onda de reações violentas no exterior, o governo mandou reforçar a segurança de sedes diplomáticas e fechará embaixadas, escolas e consulados franceses em ao menos 20 na próxima sexta-feira – dia de orações no mundo árabe.

A capa da nova edição da revista, que foi às bancas nesta quarta-feira, mostra um judeu ortodoxo empurrando uma figura de turbante em uma cadeira de rodas e várias caricaturas do profeta, incluindo algumas em que ele aparece nu. A publicação acontece em meio a indignação generalizada sobre o filme anti-Islã “Inocência dos muçulmanos”, postado na internet. O chanceler francês Laurent Fabius criticou a decisão da “Charlie Hebdo” e disse que ordenou que a segurança fosse reforçada em representações diplomáticas francesas em todos os países de maioria muçulmana. Na próxima sexta-feira, embaixadas, consulados e colégios franceses serão fechados em 20 países islâmicos. Em alguns casos, o fechamento será prolongado. Na Tunísia, por exemplo, as aulas serão suspensas a partir desta manhã até segunda-feira.

Fabius ressaltou que, mesmo que a França respeite o direito à liberdade de imprensa, não é inteligente que meios de comunicação se utilizem de polêmicas no atual contexto. Em nota, o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, reprovou a divulgação das caricaturas, fez um apelo por “um sentido de responsabilidade de todos” e considerou as charges “uma provocação”.

A polícia reforçou a segurança nos arredores da redação da “Charlie Hebdo”, que foi atacada em novembro do ano passado, após a publicação de outra caricatura de Maomé. Desde o incidente, o diretor da revista, que se identifica apenas como Charb, e um cartunista, chamado como Luz, vivem sob proteção judicial.

Em resposta a críticas sobre a divulgação das caricaturas, Charb falou sobre liberdade de expressão e disse a questão da representação de Maomé tem que ser abordada.

- Se não levantarmos a questão sobre se temos o direito de desenhar Maomé ou não, sobre se é perigoso fazê-lo, a questão que virá depois é se podemos falar dos muçulmanos na mídia (…). No final, naõ poderemos fazer mais nada e um punhado de extremistas que protestam na França e pelo mundo terá ganhado – disse o editor.

A publicação já gera críticas na comunidade islâmica francesa. Mohammed Moussaoui, presidente do Conselho Francês de Fé Muçulmana, disse que há um sentimento de “indignação” entre os fiéis e que as charges “insultam o profeta do Islã”.

Na França, onde vivem 6 milhões de muçulmanos, a reação ao filme anti-Islã “Inocência dos muçulmanos” se limitou à uma pequena manifestação em frente à embaixada americana no sábado último.

Em 2005, caricaturas dinamarquesas do profeta provocaram uma onda de protestos violentos em todo o mundo muçulmano, matando pelo menos 50 pessoas. Para o Islã, qualquer representação de Maomé é considerada um pecado, ainda mais as insultuosas.

By: O Globo

SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações