Instagram

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Faculdade a Distância de Graça


O ensino à distância, não é algo novo como muitos pensam, ele existe desde o século XVI,  mas com a grande popularização dos meios de comunicação e a chegada  da internet , abriu-se o caminho para que o ensino superior também se tornasse não-presencial.
Porém se engana quem pensa que fazer um curso via internet requer menos esforços que ir todos os dias e se assentar em uma cadeira de faculdade, além disso a maioria dos cursos no Brasil são semi-presenciais, ou seja, parte do seu tempo deve ser utilizado dentro da sala de aula, mesmo que sejam apenas as avaliações.
Os cursos a distância, podem ser síncrono, professores e alunos se encontram ao vivo na internet em videoconferências ou chat ou assíncrono, professores e alunos se comunicam por e-mail, na grande maioria esses cursos são um misto dos dois.

Cursos grátis


O Ministério da Educação criou em 2006 um programa chamado de Universidade Aberta do Brasil. É um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior pra camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da educação a distância em que o público alvo são os professores que atuam na educação básica, mas atende o público em geral.

E que tal fazer um curso a distância na mesma Universidade onde estudaram Steve Jobs, Sergey Brin e Larry Page???
É isso mesmo a Universidade de Stanford disponibiliza cursos a distância para quem quer dar aquele upgrade no currículo, o projeto Standford Engineering Everywhere (SEE) consiste em um site de curso grátis que já está oferecendo três diferentes cursos online gratuitamente, cada um com, no mínimo, três diferentes módulos. O programa está disponibilizando uma das sequências de engenharia mais populares da universidade em cursos grátis de introdução à Ciência da Computação. Estes cursos são feitos pala maioria dos estudantes de graduação da própria faculdade.
 ensino à distância gratuito é financiado pela Sequoia Capital, a mesma empresa que ajudou a lançar o Google, Yahoo, Nvidia e muitas outras empresas de tecnologia de sucesso, mas para cursar é preciso ter "um certo conhecimento" em Inglês.
Bolsas
Outra maneira de se conseguir o tão sonhado Diploma, é através de bolsas estudantis.
Um dos mais famosos no país é o PROUNI, você com certeza conhece alguém, no trabalho, na família ou na sua vizinhança que já conseguiu esse benefício do Governo Federal.
Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos integrais e parciais, Integrais para os alunos que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos e parciais para para alunos que possuam renda familiar de até 3 salários mínimos.
A seleção desses alunos é feita pelo MEC, baseada nas notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), prova essa que é realizada todos os anos.
Outra maneira de conseguir uma bolsa é trabalhando na universidade com pesquisa científica, esse trabalho pode lhe render uma das bolsas oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico).
Outros Cursos
Caso você não esteja interessado em cursar uma Faculdade, só esteja atrás de cursos para engrandecer o seu currículo, ainda existem outras opções de cursos grátis, que você pode imprimir seu certificado logo após o término.
Uma das instituições que oferecem esses "minicursos" grátis pela internet é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é uma das instituições mais renomadas do país, e seus cursos  abrangem várias áreas, tais como, Direito, Metodologia, Sustentabilidade entre outros.
É isso aí pessoal agora é correr atrás.

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." 



( Henry Ford )




SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações