seguindo por e-mail

Instagram

sábado, 12 de janeiro de 2013

1,95 milhão de estudantes fizeram inscrição para vagas no Sisu

Encerradas ontem as inscrições do primeiro Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2013, o governo registrou a participação de 1.949.958 candidatos no processo seletivo. Ao total, foram 3.801.894 inscrições, já que cada pessoa pode se candidatar a dois cursos.


O número de candidatos registrados nesta edição do Sisu é 10,96% maior que o número de inscritos na primeira edição do programa em 2012. Já entre 2011 e 2012, o crescimento chegou a 62%.

O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior de todo o país e utiliza como critério único o desempenho dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Desta vez, são ofertadas 129.319 vagas em 101 instituições federais e estaduais. As inscrições terminaram ontem e a primeira chamada está prevista para esta segunda-feira.
Pela primeira vez, o sistema adota a nova lei de cotas, que prevê reserva de 50% das vagas em instituições federais de ensino superior para alunos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Esse percentual deve ser atingido até 2016.

Segundo o ministro Aloizio Mercadante (Educação), a nota dos alunos cotistas no Enem ficou muito próxima da média geral dos candidatos.

Na tarde de ontem, a Justiça Federal suspendeu liminar (decisão provisória) que suspendia o prazo de inscrição no sistema e a divulgação dos resultados. Em sua decisão, o juiz Nicolau Konkel Júnior afirma que não há "ofensa ao devido processo legal" nas regras do edital do Enem.

SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações