Instagram

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

8 tipos de amigo secreto para animar sua festa de fim de ano

“Meu amigo trabalha no setor de vendas, gosta de surfar nas horas vagas, é casado e tem o sonho de conhecer os países do Leste Europeu… Algum palpite?” Chega o final do ano e brincadeiras como a do amigo secreto se tornam cada vez mais comuns no ambiente corporativo. A prática reúne e descontrai os funcionários, mas é preciso ficar atento a alguns cuidados para que ninguém seja colocado em uma saia justa.

“Todos devem participar do evento de confraternização. Para não haver problemas, o valor máximo do presente deve ser previamente estipulado”, afirma Agni Melo, especialista em etiqueta empresarial. “Em empresas maiores, é recomendado fazer a brincadeira do amigo secreto em cada núcleo de trabalho, com grupos de no máximo 30 pessoas.”

Para que o evento seja compreendido como uma festa de confraternização, é ideal que a troca de presentes não aconteça no ambiente empresarial. Ele pode ser realizado em um restaurante, por exemplo. “Durante a troca de presentes, é interessante que os participantes ressaltem apenas os pontos positivos do seu amigo secreto. Uma maneira de conhecê-lo melhor é fazer a brincadeira de mandar cartinhas nos dias que antecedem o evento, perguntado o que ele gosta de fazer e algumas curiosidades, por exemplo”, afirma Fátima Motta, professora doutora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM.

Uma vez que o amigo secreto será um evento de confraternização, os chefes e diretores do negócio devem fazer parte da brincadeira. “O objetivo da festa é comemorar os resultados obtidos e unir ainda mais o time de funcionários. Por isso, os chefes e diretores devem participar”, diz Agni Melo. E quem for o sorteado para presentear o chefe não teve ter receio de errar o presente. “Os donos do negócio devem ser vistos como mais um participante do jogo. As regras da brincadeira precisam se estender a eles também. Os funcionários não devem se preocupar em impressionar os diretores com presentes caros”, afirma Fátima Motta.

8 tipos de amigo secreto
Já que a brincadeira é convencional, o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios reuniu tipos diferentes de amigo secreto, que podem transformar uma brincadeira simples em algo diferente. A seguir, há opções para todos os tipos de amigos, gostos e preços:

Amigo secreto ladrão
Nessa brincadeira, o que fica secreto é o presente, e não o amigo. Cada participante deve comprar uma lembrança e embrulhá-lo de uma maneira que não seja possível descobrir o que está dentro do pacote. O sorteio acontece apenas na hora da entrega dos presentes, quando cada participante recebe um número. A pessoa que tirar o número 1 inicia a brincadeira e escolhe um embrulho. A partir daí, os próximos participantes, em ordem numérica, decidem se escolhem outro presente ou se roubam o presente de quem já escolheu. A brincadeira termina quando todos tiverem um presente diferente daquele que compraram. Depois, é só abrir os pacotes e descobrir o que ganharam.

Inimigo secreto
O importante deste tipo de amigo secreto é dar uma lembrança que a outra pessoa não vá gostar. O presente pode lembrar alguma característica ou mania da pessoa. Mas cuidado. Essa brincadeira às vezes pode magoar. Por isso, os presentes devem ser escolhidos com cautela e ser interpretados como uma diversão.

Amigo de R$ 1,99
A única regra desta brincadeira é o local onde serão comprados os presentes: lojas de R$ 1,99.

Amigo CD ou DVD
Se a maioria dos funcionários gosta de música ou filmes, essa é a melhor opção de amigo secreto, já que os únicos tipos de presentes da brincadeira serão um CD ou DVD.

Amigo secreto sustentável
Os presentes dessa brincadeira precisam ser produtos sustentáveis. É possível comprar bolsas ecológicas ou produtos feitos a partir de material reciclável.

Amigo doce
Uma das vertentes do amigo secreto é a troca de chocolates. Pode ser de qualquer tipo: branco, preto, com trufa, bombom, recheados, em caixas, em barras. O importante é descobrir qual o sabor predileto do seu amigo.

Amigo cartão
Cada pessoa deve comprar um cartão e nele escrever seus votos de boas festas para a pessoa sorteada. É permitido também escrever uma história engraçada que já aconteceu entre os dois ou um momento marcante.

Amigo artesanal
Esse tipo de amigo secreto exige criatividade. Cada participante deve construir um presente para a pessoa sorteada. Há pessoas que sabem costurar, mexer com argila ou fazer desenhos, por exemplo. O ideal é construir algo inusitado e que combine com o seu amigo secreto.

by: Revista PEGN

SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações