Instagram

sábado, 31 de março de 2012

Curiosidade #8

Com certeza você já fez ou já foi pego em alguma brincadeira no dia 1º de Abril. Mas você sabe por que esse dia ficou conhecido como o dia da mentira?

Tudo começou em 1564 quando, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de Janeiro. Antes dessa mudança o ano novo era comemora do dia 25 de Março ao dia 1º de Abril.

Alguns franceses não gostaram da mudança e continuaram seguindo o antigo calendário em que o ano começava no dia 1º de Abril. Essas pessoas começaram a ser ridicularizadas recebendo presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

No Brasil, o 1º de Abril começou a se espalhar por Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico lançado em 1828 com a notícia da morte de Dom Pedro, que foi desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela ultima vez em 14 se Setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de Abril do ano seguinte, dando com referência um local inexistente.


SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações