Parcerias

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Star Wars – A Melhor Ordem para Assistir os Filmes

Há muito tempo atrás em uma galáxia muito, muito distante...

Estou longe de ser uma expert quando o assunto é Star Wars, mas não há como negar que é grande estreia do ano, Star Wars Episódio VII O Despertar da Força. O mundo vibra com a volta de toda alegoria e magia de Guerra das Estrelas. Entretanto, existem aqueles que nunca assistiram nenhum filme dos 6 já lançados.

O que nos leva à grande questão: qual a melhor ordem para assistir os filmes? 
Seria a ordem de lançamento? A ordem episódica? Qual filme pode ficar de fora na maratona? O que é essencial em Star Wars? 

Para começar confira a lista dos filmes que existem até agora:

Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)
Episódio II – Ataque dos Clones (2002)
Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)
Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977) [Originalmente apenas Star Wars]
Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)
Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983)
A Ordem por Episódio

Ordem: I, II, III, IV, V e VI

A trilogia de Star Wars composta pelos Episódios I, II e III, lançada entre 1999 e 2005, está longe de ser unanimidade entre os fãs da saga. De qualquer maneira, são filmes que fazem parte da história surgida ao mundo entre os anos 70 e 80.

Contudo, essa é a ordem menos recomendada, por perder algumas surpresas no decorrer da histórias e, ainda assim, deixar algumas pontas soltas.

A Ordem de Lançamento

Ordem: IV, V, VI, I, II e III

Essa é a mais popular, mas possui alguns defeitos.  cena final do episódio VI, em que aparecem os espíritos dos mentores de Luke e, ao lado de Obi Wan e Yoda, surge um jovem, acabou se tornando um dos grandes problemas. 
Ainda assim é melhor do que a por ordem de episódios.

Ordem Ernst Rister

Ordem: IV, V, I, II, III e VI

A ordem Ernst Rister foi criada para resolver todos esses problemas apresentados pelas ordens anteriores.
Desse modo você receberá todas as grandes revelações de O Império Contra-Ataca com grande surpresa e assistirá a nova trilogia como um flashback que aumentará ainda mais a ansiedade para o grande final. Sem falar que acaba com aquele probleminha causado pela remasterização do Senhor Lucas. Pessoalmente acho a ordem Rister uma boa pedida e ainda pretendo conferir a saga desse modo.

Ordem Machete

Ordem:  IV, V, VI, II e III 

Essa forma de se assistir à saga é praticamente idêntica à anterior, mas com uma mudança um pouco drástica: ignora-se o episódio I. Embora haja um certo exagero dos fãs, A Ameaça Fantasma é considerado o pior filme de toda a saga. O episódio I funciona muito melhor como um “extra”, do que como a fundação de toda saga. Nenhum personagem apresentado no episódio I tem muita relevância na série. Pode ser visto ou não, não faz diferença.
São essas as possibilidades. Já viu Star Wars, em qual ordem? Qual vocês acham melhor?

Tentei explicar da melhor forma possível, sem spoilers, em que consiste cada uma das ordens em que Star Wars pode ser assistido. Esse ano começa uma nova fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário