A igreja evangélica Zion, em Berlim, Alemanha realiza no próximo domingo um “culto Star Wars”. O novo filme da saga, que estreia esta semana em todo o mundo, chama-se “O despertar da força”.
O objetivo dos seminaristas Lucas Ludewig e Ulrike Garve, que tiveram a ideia, é mostrar aos fiéis as analogias entre as tradições cristãs e a de “Star Wars”.
Ludewig lembra que no filme “Episódio III – A Vingança dos Sith”, Luke Skywalker é atraído pelo imperador para o lado obscuro da força. Sua resposta foi “Jamais. Não entrarei no lado sombrio”. Para o futuro pastor, essa declaração ecoa a passagem da Bíblia: “Não te deixes vencer pelo mal, mas bem derrote o mal com o bem” (Romanos 12:21).
“Quanto mais falamos sobre isso, mais paralelismo encontramos entre as tradições cristãs e os filmes. Queremos mostrar estas analogias aos fiéis”, complementa Garve.
A celebração recebeu o nome de “O despertar da Força: culto pelo episódio VII de ‘Star Wars'”, e começa às 10 da manhã. Ele coincide com a celebração do quarto domingo de Advento, usado por muitas denominações como preparação para o Natal.
Além dos elementos tradicionais, o culto incluirá cenas do sexto episódio da saga e terá trilha inspirada no tema. Os fiéis que foram com fantasias de “Star Wars” participarão, no fim do culto, do sorteio de entradas para ver o novo filme.
Nova Religião?
Para muitos fãs da saga, as ideias ensinadas em Guerra nas Estrelas já se constituem numa espécie de religião. Censos realizados em diversas partes do mundo mostram que o “jedaísmo”, crença não teísta é considerada uma opção válida.
No Reino Unido, 390.000 pessoas declararam sua religião como sendo “Jedi”. Também existem cerca de 70.000 jedaístas na Austrália, 53.000 na Nova Zelândia, 20.000 no Canadá e 15 mil na República Tcheca. Com informações de The Local.
by: Gospel Prime
Nenhum comentário:
Postar um comentário