Instagram

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Morre, aos 88 anos, Nílton Santos, o maior lateral esquerdo de todos os tempos

Bicampeão mundial com a Seleção Brasileira, Nílton Santos faleceu nesta quarta-feira (27), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. A ‘Enciclopédia do Futebol’, como era chamado por ser um conhecedor do esporte, lutava contra o mal de Alzheimer desde 2007 e havia sido internado no sábado retrasado em um hospital por insuficiência respiratória. Na última segunda-feira, ele foi diagnosticado com pneumonia.

Em toda sua carreira, o lateral esquerdo só jogou por um clube, o Botafogo. Ele disputou 729 jogos e conquistou 26 títulos com a camisa alvinegra. Nílton Santos foi um dos destaques do Brasil na Copa do Mundo de 1958, não pela marcação, mas por inovar a posição de lateral. Na época, o lateral não podia ir para frente, mas Nílton desobedecia a regra e era um lateral ofensivo para a época. Ele foi eleito pela Fifa em 2000 o melhor lateral esquerdo de todos os tempos.

Pela seleção brasileira, Nílton Santos realizou 75 partidas, e disputou quatro campeonatos mundiais. Na Copa do 1950 ele foi reserva, mas nas de 1954, 1958 e 1962 ele foi titular e conquistou o título nas últimas duas edições em que participou. Em toda a carreira, ele marcou 11 gols, sendo que um dos mais importantes foi na estreia da Copa do Mundo de 1958 diante da Áustria.

by: Portal 730


SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações