O futebol é o esporte mais popular do Brasil. São milhares de times espalhados pelo país, entre amadores e profissionais. Várias equipes de abnegados adotam nomes de grandes clubes brasileiros, principalmente aquelas do eixo Rio-São Paulo. Flamengos, Vascos, Corinthians, Palmeiras, Botafogos estão esparramados por todo o território nacional. Em Minas Gerais, um caso curioso chama atenção. Um time amador da cidade de Contagem, que fica a 20 quilômetros de Belo Horizonte, adotou o nome de Goiás.
O Goiás Futebol Clube, ou Goiás Mineiro, como é mais conhecido, usou futebol ao invés de esporte, como o original, para evitar problemas ao se filiar à Federação Mineira de Futebol. A equipe existe há 12 anos – há dois foi registrada oficialmente. As cores são verde, branco e preto. O time de contagem foi fundado e idealizado pelo técnico de TV a cabo, Denis Menezes, 27, e pelo agente de saúde, Bruno Martins, 26, torcedores do Atlético (MG) e Cruzeiro, respectivamente.
Bruno trabalha é o vice-presidente do Goiás Mineiro. Ele explica a escolha do nome da equipe. “Nós sempre tivemos simpatia pelo Goiás e como na nossa região existe muita área verde, resolvemos adotar este nome,” revela o dirigente. Inicialmente, o time jogava competições soçaite e depois migrou para o futebol de campo em 2010.
O Goiás Mineiro é mantido com pequenos patrocínios de empresas do bairro onde está instalado, a Vila Renascer, com a venda de camisas personalizadas para os torcedores, e principalmente com recursos próprios da Denis e Bruno.
Assim como o Goiás original, o Mineiro conquistou um importante acesso nesta temporada. A equipe da Vila Renascer ascendeu à primeira divisão do futebol amador de Contagem, ao se sagrar vice-campeão da segunda divisão. No próximo ano, o time tricolor disputará a elite do futebol regional.
Contato
O vice-presidente do Goiás Mineiro conta que já manteve contato com o xará da Serrinha através de e-mail. Ele diz que sempre foi bem tratado pelos esmeraldinos de Goiânia. O dirigente ainda conta que acompanhou a partida de voltas pelas oitavas de final, da Copa do Brasil deste ano, quando o Verdão perdeu por 2 a 1, mas eliminou o Atlético, na Arena Independência, em Belo Horizonte.
O presidente do Goiás, João Bosco Luz, vê com bons o surgimento de equipes que usam o nome do clube da Serrinha. “Isto mostra a força e a popularidade do Goiás Esporte Clube,” festeja o dirigente. O mandatário esmeraldino deseja vida longa e muitas conquistas ao xará mineiro.
O Goiás Mineiro mantém uma página na internet e um perfil na rede social Facebook.
by: Portal 730
Nenhum comentário:
Postar um comentário