Com a redução nas taxas de juros, os bancos começaram a compensar esta perda por meio de aumento nas tarifas bancárias. Em abril deste ano, os bancos já haviam dado sinais de que poderiam usar os preços dos serviços para compensar as perdas geradas pela redução das taxas de juros. No entanto, o governo começou a acompanhar o valor dessas tarifas.
Como o aumento acabou ocorrendo, conforme noticiado pela imprensa em outubro deste ano, desencadeou uma nova ofensiva do governo para reverter esse movimento. Ou seja, a mesma estratégia utilizada pelos bancos públicos na redução das taxas de juros, foi utilizada na redução das tarifas, iniciada pela Caixa e pelo Banco do Brasil, com o intuito de forçar os bancos privados na redução dessas tarifas.
Diante desses fatos, o Procon Goiás direcionou seus pesquisadores a 8 (oito) instituições bancárias da capital, para pesquisarem os preços praticados na cobrança das tarifas dos serviços prioritários, além dos preços cobrados nos pacotes padronizados oferecidos por cada um deles, verificando, ainda, se a estratégia do governo para a redução das tarifas estaria ou não surtindo efeito.
O resultado completo da pesquisa será divulgado pelo órgão amanhã, 14 de novembro, a partir de uma hora da manhã, aqui no site: www.procon.go.gov.br e o atendimento à imprensa se dará a partir das 7 horas.
by: PROCON Goiás
Nenhum comentário:
Postar um comentário