Instagram

terça-feira, 16 de outubro de 2012

“Encostos virtuais”: saiba como lidar com dez tipos de chatos das redes sociais

Aquele cliente que você nunca viu te adicionou no Facebook e tem insistido para que você o aceite. Um amigo resolveu fazê-lo passar vergonha com comentários preconceituosos em uma publicação sua. O chefe decidiu cobrar um relatório no seu mural. Como conseguir se livrar desses “encostos” sem parecer mal-educado e antipático?

Para te ajudar a driblar essas situações, o UOL Comportamento conversou com o economista e consultor de etiqueta e marketing pessoal Cláudio Pelizari, a consultora de imagem pessoal e etiqueta Ana Vaz e a consultora em etiqueta e mídias sociais Ligia Marques, autora do livro Etiqueta 3.0 (Ed. Generale).

Contato de trabalho que você não conhece, mas te adiciona

Você costuma tratar de assuntos profissionais por e-mail ou telefone com ele, mas nunca o viu pessoalmente. Quando você menos espera, ele te adiciona no Facebook. Você finge que não viu, mas, logo que pode, ele faz questão de te lembrar de que te adicionou. O que fazer? Se não quiser ter o contato, basta recusar. Ou aceite e depois bloqueie a pessoa, para que ela não veja as suas atualizações. Se não quiser ver as dela, basta ocultá-las. Para Ana, vale dizer que não está adicionando ninguém no momento, pois fechará a conta. Por outro lado, se você trabalha em uma área que exija ter muitos contatos, uma boa ideia é criar um perfil para fins profissionais.

Chefe que cobra tarefas em seu mural

É claro que um chefe com o mínimo de bom senso sabe separar a vida profissional da pessoal, mas, infelizmente, nem todos são assim. Segundo a consultora Ana Vaz, o ideal é ser gentil e não confrontá-lo. Deixe o recado sem resposta e, depois, diga que não viu na hora. E, por isso, seria mais eficaz se ele cobrasse as tarefas por telefone ou e-mail. “Diga que alguns amigos até perguntaram se você é pouco produtivo”, diz ela. Para evitar que isso volte a acontecer, configure suas privacidades para que ninguém mais possa publicar na sua “timeline”.

Colega de trabalho que nunca te cumprimenta, mas te adiciona

Se você deseja fazer amizade com o tal colega, não há dúvidas. Mas e se você não está nem um pouco a fim de ter contato com ele? Como não é seu chefe e não há obrigação alguma de criar um vínculo, o melhor é fingir que não viu o pedido, segundo Ana Vaz. O problema é que, se o colega é realmente mala, ele dará um jeito de lembrar-lhe de aceitar o pedido no primeiro encontro no elevador. Nesse caso, diga que não costuma entrar nas redes sociais ou que sua namorada ou seu namorado entra mais do que você.

Conhecidos que insistem para que você curta a “fanpage” deles

Dependendo da relação que você tem com essa pessoa, curta. “Não há nada de mal em agradar os outros”, diz a consultora em etiqueta e mídias sociais Ligia Marques. Se depois achar que a página é inconveniente, “descurta”. Agora, se a ideologia da página não está de acordo com a sua (defende um partido político diferente do seu, por exemplo), explique isso, com educação.

Amigos que marcam fotos suas em situações constrangedoras

Se você tem todos os colegas de trabalho e até o chefe no Facebook, cuidado com os amigos inconvenientes. Se ele resolver marcar uma foto sua na balada, com um copo na mão e cara de quem passou dos limites, não pense duas vezes e desmarque imediatamente a imagem. Para a consultora Ana, se a pessoa continuar sendo inconveniente, avise por mensagem privada que você tem muitos contatos profissionais no seu Facebook e não quer aparecer dessa forma para eles. Para que não aconteça de novo, o melhor é escolher a configuração de privacidade que exige que você aprove as fotos antes que elas apareçam em sua linha do tempo. Caso a pessoa continue com sua foto constrangedora no álbum dela e isso te incomode, não se acanhe e peça que ela apague, mas com jeitinho, para que ela não se ofenda.

Familiar que te constrange

Você coloca uma letra de música em um “post”, e aquela tia, desconfiada, vem perguntar o que você quis dizer com isso. Depois, posta uma foto e ela não pensa duas vezes em dizer: “Como você está lindinho, bebê!” ou “O que está fazendo com essa cerveja na mão, hein?”. Como lidar com os constrangimentos que os familiares proporcionam nas redes sociais? Primeiro, ignore. Cedo ou tarde, o parente deve desistir, mas, se não for suficiente e as atitudes forem realmente incômodas, converse. “Como é alguém com quem você tem intimidade, vale pedir, pessoalmente, que a pessoa pare de agir assim. Mas isso não significa que você será compreendido”, diz Ana Vaz. “Muitas vezes, é melhor ignorar”, afirma.

Pessoas que fazem comentários preconceituosos em seus posts

Você compartilhou uma notícia sobre um tema comum, mas, quando viu, um contato decidiu polemizar e escrever comentários preconceituosos ou violentos. A opinião dele é tão extremista que gerou uma enorme discussão. O que fazer? Exclua os comentários e, se ele não se tocar, apague o “post”. “Se você deixar, por mais que a internet seja um espaço democrático, outras pessoas podem achar que você compartilha dessa opinião”, diz Ana. Se for um amigo, diga em mensagem particular que aquele tipo de comentário não o deixou confortável. Se não for, exclua-o da sua lista. Mas aproveite para avaliar se uma pessoa com esse tipo de opinião merece sua amizade, nas redes sociais ou fora delas.

Gente que te inclui em conversa que você não quer participar

Um amigo decide criar um grupo de conversa com várias pessoas que você não gosta ou, simplesmente, sobre um assunto que não lhe interessa. Para conseguir escapar do papo chato, segundo o consultor de marketing pessoal Cláudio Pelizari, o ideal é dizer que você vai dar uma saída da rede social e sumir da conversa. Se tiver paciência de aguentar os avisos de novas mensagens, deixe que o povo converse e simplesmente não participe.

Agitadores culturais

Eles vivem criando eventos nas redes sociais e convidando toda a lista de amigos e conhecidos para fazer parte –e você já não suporta mais recusar os convites. Como agir? Se você já recusou milhões de chamados e eles ainda não desistiram de você, peça para não ser mais incluído. É educado enviar uma mensagem particular agradecendo o convite e pedindo para que a pessoa não se preocupe mais em te chamar, porque você está sem tempo. Se nem assim o mala se tocar, a saída é bloqueá-lo. “Isso é spam. Você tem o direito de fazer isso”, diz Ana.

by: UOL

SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações