Instagram

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Deputado Pinto, o primeiro Congressista cassado no Brasil

Demóstenes se defendeu com muito lero-lero, e até com versos de Fernando Pessoa (pobre poeta, não merecia a "honraria"). Nada conseguiu: foi cassado por 56 votos no Senado. Se o senador goiano foi punido por ter virado office-boy de contraventor, o primeiro congressista da história da República foi cassado em 1949, por uma razão bem mais prosaica.

Edmundo Barreto Pinto, eleito deputado do PTB pelo Rio de Janeiro, só queria ficar famoso. Casado com uma socialite carioca, foi parar no Congresso por obra do destino. Era um dos muitos suplentes de Getúlio Vargas, eleito na ocasião para deputado em 10 estados e senador em outros 2.

Animado com seu novo status, o tiozinho sirigaita procurou a dupla de repórteres da revista O Cruzeiro , mais badalada da época: David Nasser e Jean Manzon. Na sessão de fotos, o deputado posou com traje de gala. Com faro apurado para aguçar o apetite das massas, os repórteres sugeriram que Pinto ficasse de cueca, para se refrescar. O dia estava realmente quente no Rio de Janeiro. Não se sabe se por ingenuidade ou vaidade, o deputado topou. Resultado: muitas revistas vendidas e o primeiro deputado cassado da história da República, por falta de decoro parlamentar.

Cada época com o cassado que merece...


By: Blog do Tas

SOBRE O AUTOR

Kestão de Opinião!?!

Blogger

siga-me os bons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kestão de Opinião!?!. Tecnologia do Blogger.

Posts em Destaque

Parcerias

Nosso Banner


Seguidores

Colaboradores

Postagens populares

Arquivo do blog

Agregadores e Parceiros

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos ClicMais.net Sua Rede de Links Tedioso: Os melhores links

Total de visualizações